quarta-feira, 6 de julho de 2011
Pato
O pato é uma ave, mas uma ave muito especial. É que além de voar gosta muito de nadar também.
Por isso tem umas patas curtas com membranas. A membrana é uma pele entre os dedos que o ajuda a mover-se dentro de água e que o faz nadar muito depressa. Mas ficam muito trapalhões a andar em terra!
O bico também não é igual ao das outras aves que não são aquáticas. É espalmado e comprido, dando-lhe um aspecto divertido.
A maior parte dos patos gosta de viver em água doce, alimentando-se de invertebrados (insectos, minhocas e bichinhos do género) e de matéria vegetal (ervas e plantas).
Sabias que apesar de todos gostarem de água, existem alguns patos que preferem alimentar-se à superfície e outros que mergulham para obter o alimento?
Uma espécie de pato comum na Europa e na América do Norte tem o bico amarelo e a cabeça é verde, o peito castanho e o resto do corpo cinzento. Mas este é o macho.
A fêmea tem o corpo em vários tons de castanho e o bico mais escuro.
É óbvio que existem muitas outras espécies de pato. Mais claros, mais escuros, maiores e mais pequenos. Mas onde se nota mais a diferença é nos seus bicos.
Por exemplo, há um pato que tem o bico largo em forma de colher que serve para retirar os insectos da água.
O pato foi domesticado pelo Homem há muitos milhares de anos. Usam-no pelos seus ovos, pelas suas penas e plumas quentinhas, e também pela sua carne saborosa.
Infelizmente, o pato selvagem é um alvo de caça muito procurado e por isso muitas espécies estão em extinção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário