Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uirapuru




Uirapuru é a designação comum a diversas aves florestais das subfamílias Troglodytinae ePiprinae, especialmente aquelas do gênero Pipra, de plumagem colorida, geralmente uma combinação de preto com vermelho, laranja ou branco. O termo é proveniente da língua Tupi-guarani"wirapu 'ru", e pode ser chamado também por arapuru, guirapuru, rendeira, tangará ou virapuru.
É um pássaro ativo que se locomove muito rapidamente. Alimenta-se de frutas e, principalmente de pequenos insetos. Tem os pés grandes, plumagem pardo-avermelhada, laranja entre outras. Vive em meio a floresta úmida, nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, e encontra-se em quase toda região amazônica brasileira. O seu canto mavioso é longo e melodioso parecido com uma flauta e só é ouvido ao amanhecer, enquanto constroi o ninho para atrair a fêmea, durante uns 15 dias por ano.
O "uirapuru-laranja" ou "dançador-laranja" (Pipra fasciicauda) é um dos mais bonitos da subfamília Piprinae, porém o mais famoso é o uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus), o qual tem o cantoconsiderado mais belo entre todos, que pertence a subfamília Troglodytinae.
Na Cidade de Manaus e em algumas regiões do Norte do Brasil a população acredita que levar o uirapuru empalhado consigo traz sorte na vida e no amor, uma das causas pela qual o pássaro está ameaçado de extinção, embora ele não seja fácil de ser encontrado.

Aparência

Existem várias aves da mesma família e do gênero Pipra que são até chamadas de uirapurus. Mas, esse de quem nós vamos falar é o Uirapuru Verdadeiro.
É um pássaro pequeno (10 cms) e suas penas são entre o avermelhado e o marrom claro. Tem um bico forte, pés grandes e manchas brancas na cabeça.
Veja só como as aparências enganam... um pássaro tão simples, com um jeitinho comum, que canta de maneira maravilhosa. Pois é, o canto do uirapuru é tão famoso que ele é chamado de músico da mata ou de corneta.

Onde vive?

No Brasil, em toda região amazônica, menos no alto do rio Negro e a leste do rio Tapajós.
Seus locais preferidos são sempre em terra firme nas florestas úmidas.

Alimentação

Eles gostam de comer frutas mas também comem insetos e aranhas. É um bicho esperto, porque quando as formigas saem dos formigueiros fazendo uma correição, (quando sai uma fileira de formigas correndo e espantando todos os insetos no caminho), o uirapuru vai atrás delas, porque sabe que vai dar para fazer um banquete com os insetos que elas desentocam.

Hábitos

O uirapuru gosta viver nas partes baixas das árvores, no meio da folhagem. É agitado e anda sozinho ou acompanhado do seu par. Ele as vezes pode estar acompanhando outras espécies de pássaros só porque fica mais fácil arranjar comida.

Reprodução

O uirapuru é muito discreto para construir sua casa, ou melhor, fazer o seu ninho. Eles procuram escondê-lo entre as folhagens e constroem o ninho com raízes e folhas. O tão famoso canto do uirapuru, só acontece na época em que constrói o ninho, entre os meses de outubro e novembro. Na verdade, o canto é lindo, parece uma flauta e você poderá ouvi-lo na Internet, procure no final do livro nossas ligações externas. Tanto o macho como a fêmea cantam, mas o macho canta melhor, o canto dura entre cinco e dez minutos em geral ao amanhecer e ao entardecer. Contam que quando o uirapuru canta, todos os outros pássaros da mata silenciam, para ouvir o seu canto maravilhoso.

Predadores

Esse pássaro está sofrendo com o desmatamento causado pelo homem.

A lenda do Uirapuru é a lenda de um pássaro especial,pois dizem que ele é mágico, quem o encontra pode ter um desejo especial realizado.
O Uirapuru é um símbolo de felididade.
Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique.
Por se tratar de um amor proibido não poderia se aproximar dela. Sendo assim, pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro.
Tupã transformou o em um pássaro vermelho telha, com um lindo canto.
O cacique foi quem logo observou o canto maravilhoso daquele pássaro.Ficou tão fascinado que passou a perseguir o pássaro para aprisoná-lo e ter seu canto só para ele.
Na ânsia de capturar o pássaro, o cacique se perdeu na floresta.
Todas as noites o Uirapuru canta para a sua amada.Tem esperança que um dia ela descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário